Home Page Home    Facebook Facebook
Dr. André Jorge - Ortopedista

Técnicas Cirúrgicas

Teste de pisada (Baropodometria)

O Teste da pisada (Baropodometria) é um exame computadorizado que mede e quantifica as pressões nas diversas partes da planta do pé durante o apoio. Estas pressões podem ser medidas com o paciente parado (fase estática) ou com o paciente caminhando (fase dinâmica).

Como é feito o exame de Baropodometria?

O exame é realizado em duas fases: a estática e a dinâmica.

O exame é realizado em uma plataforma com sensores de pressão conectada a um computador.

FASE ESTÁTICA:

O paciente permanece sobre a placa apoiando os dois pés enquanto são coletados os dados da variação de pressão, variação do centro de gravidade e o tipo de pisada.

FASE DINÂMICA:

O paciente caminha normalmente e realiza um passo sobre a placa, pisando cada pé separadamente, isto é, apoiando um pé de cada vez. Nesta fase pode-se avaliar a trajetória dinâmica da carga corporal, o tempo de apoio em cada parte da planta do pé e os picos de pressão durante a marcha.

Quem precisa fazer o teste da pisada (Baropodometria)?.

Este teste é indicado avaliar com precisão o tipo de pisada e as alterações que as doenças que envolvem os pés.

Tipo de Pisada:

Avaliação da pisada neutra, pisada pronada (pé chato, pé plano) ou pisada supinada (pé cavo, pé alto).

Calosidades:

Determina as áreas de maior pressão e correlaciona com possíveis calosidades plantares.

Dor plantar:

Avaliação de metatarsalgias (dor na porção plantar e frontal do pé).

Áreas de risco (Diabetes):

Ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.

Alterações Anatômicas:

Avaliação de traumas, amputações e deformidades congênitas do pé que causam transtornos por alterações do apoio e da marcha.

Prescrição de Órteses:

A baropodometria nos auxilia a prescrever palmilhas e outros tipos de órteses plantares com maior precisão.

Avaliação de Tratamentos:

Permite comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.333 • Jardim Paulista • São Paulo
TEL. (11) 3885-7082